quinta-feira, 31 de maio de 2018

Livro e série: O Conto da Aia

SINOPSE: Escrito em 1985, o romance distópico O conto da aia, da canadense Margaret Atwood, tornou-se um dos livros mais comentados em todo o mundo nos últimos meses, voltando a ocupar posição de destaque nas listas do mais vendidos em diversos países. Além de ter inspirado a série homônima (The Handmaid’s Tale, no original) produzida pelo canal de streaming Hulu, o a ficção futurista de Atwood, ambientada num Estado teocrático e totalitário em que as mulheres são vítimas preferenciais de opressão, tornando-se propriedade do governo, e o fundamentalismo se fortalece como força política, ganhou status de oráculo dos EUA da era Trump. Em meio a todo este burburinho, O conto da aia volta às prateleiras com nova capa, assinada pelo artista Laurindo Feliciano.

{PhotoAlt}

O livro é narrado por Offred a partir dos acontecimentos da sua memória. Por esse motivo, a história acaba sendo confusa de início, mas segue as agregações que a personagem faz dos acontecimentos, principalmente os mais marcantes. Nisso, temos a ocorrência da cerimônia, quando há o estupro da Aia pelo comandante, já no primeiro episódio, enquanto no livro isso demora um pouco para aparecer. A intenção é mostrar primeiramente o funcionamento dessa sociedade, baseada numa rotina extremista. Por isso, o início do livro pode aparentar ser um pouco lento, já que se baseia principalmente na rotina da personagem.
Um ponto negativo do livro é que algumas cenas não são bem exploradas, o que acabou me deixando um pouco confusa lendo a história, mas como já havia visto a série, isso me fez entender melhor o livro que é um pouco complexo. A série, que teve sua estreia em Abril de 2017, é muito fiel ao livro, as cenas são idênticas. Então para você que quer começar a ler o livro, sugiro que acompanhe junto com a série, pois a série é um complemento para o livro, trazendo uma ótima explicação para o que acontece na história.
A adaptação ganhou notabilidade com o Trump na presidência. Afinal, é uma história sobre um governo extremista, totalitário e teocrático cristão, onde cada pessoa é classificada em uma hierarquia social e designado apenas para cumprir uma função, com as mulheres sendo tratadas como posse.
O destaque da série é a sororidade que a história traz, as mulheres passam a ter empatia e solidariedade umas com as outras, trazendo uma reflexão de que a desconstrução de um regime opressor como o patriarcado só pode ser trilhada por meio da empatia entre mulheres.
Tanto o livro como o filme são impecáveis e merecem reconhecimento. Quem viu a série e leu o livro, me contem nos comentários o que acharam.
Vocês sabiam que o site Cupom Válido reúne promoções e cupons para compras online? É muito fácil de utilizar: você acessa o site, procura a loja que quer realizar uma compra, por exemplo Saraiva ou Amazon e clica no cupom desejado. Após clicar irá abrir um tela com o código, copie o código e clique em “ir para a loja" e é só colar o código na tela de pagamento da loja desejada, qualquer dúvida o site também disponibiliza uma explicação passo a passo de como utilizar o cupom. E o melhor: o site é totalmente seguro, gratuito e não precisa fazer nenhum cadastro para utilizar. E aí, gostaram da dica?


Um beijo,
Jhen.

4 comentários :

  1. Parece muito interessante! Me deu vontade de ler e assistir...

    ResponderExcluir
  2. Uma amiga assistiu a série e me recomendou, já havia até esquecido e não fazia ideia de que há um livro também.
    Bjs

    falandocomaali.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Jhen!

    Tudo bem? Eu assisti ao filme, mas sem dúvida isso não me deixa menos curiosa sobre o livro! Eu fico feliz em saber que o livro te agradou tanto assim e que você achou a trama impecável.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir

Back to Top